fisio

Fisioterapia

fono

Fonoaudiologia

to

Terapia Ocupacional

Fisioterapia

O atendimento em Fisioterapia consiste em uma abordagem psicomotora e funcional, através de exercícios e atividades lúdicas que promovem:

  • O fortalecimento muscular;
  • Controle motor;
  • Coordenação motora;
  • Equilíbrio;
  • Consciência corporal;
  • Integração da criança nas esferas escolar, esportiva, familiar e social

Para tanto, trabalhamos, principalmente, com as seguintes abordagens:

Avaliações funcionais:
  • Gross Motor Function Measure (GMFM);
  • Propedêutica Ortopédica;
  • Pediatric Evaluation - Disability Invertory (PEDI);
  • Text of Infant Motor Performance (TIMP).
Abordagens terapêuticas:
  • Conceito Neuroevolutivo - Método Bobath;
  • Abordagem dos Sistemas Dinâmicos;
  • Coordenação Motora segundo Madame Madeleine Béziers e Suzanne Piret;
  • Integração sensorial;
  • Reequilíbrio Tóraco-Abdominal (RTA);
  • Abordagem Biomecânica;
  • Cadeias Musculares e Articulares - GDS (Godelieve Denys-Struyf);
  • Técnica de Manipulação segundo o conceito Maitland;
  • Kinesio Taping em pediatria

Fonoaudiologia

Os profissionais do setor de fonoaudiologia da clínica Nutre dedicam-se ao tratamento de quadros sintomáticos de linguagem que podem  afetar a compreensão de palavras, fala, interação social, leitura, escrita e motricidade oral. Esses profissionais atuam também na criação de sistemas suplementares e/ou alternativos de comunicação  e no acompanhamento escolar.

As estratégias utilizadas nos tratamentos são baseadas em evidências científicas.

Áreas assistidas:
  • Transtornos de alimentação;
  • Transtornos de fala;
  • Transtornos de linguagem;
  • Transtornos de leitura e escrita;
  • Acompanhamento escolar (inclusão).

Terapia Ocupacional

Os objetivos principais do trabalho em Terapia Ocupacional para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor são:

  • Estimulação da movimentação funcional de braços e mãos e motricidade fina;
  • Autonomia nos cuidados pessoais e atividades diárias em casa e na escola;
  • Aspectos motores e viso-espaciais relacionados à escrita/treino motor da escrita;
  • Estimulação do desenvolvimento cognitivo;
  • Estimulação visual;
  • Integração sensorial;
  • Acompanhamento escolar (inclusão)